sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SÉRIE REFLEXÃO

 
 
“Fl 2:21 Porque todos buscam o que é seu,
e não o que é de Cristo Jesus.” 
 
 

INTRODUÇÃO

Em um mundo onde vivemos sempre na busca da satisfação plena e de uma vida de constantes realizações, podemos parar e pensar sobre essa afirmação de Paulo aos Filipenses, “Por que todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.” É uma afirmação feita em um momento em que Paulo relata alguns aspectos da vida de Timóteo, pois sendo ele ainda um jovem, Paulo via nele um “Zelo” por viver e andar na obediência e vontade de servir ao Senhor.

Esses são alguns aspectos que nos dias de hoje tem uma importância cada vez maior e é preciso ser enfatizado cada dia mais, pois a busca desse desejo de ser alguém completamente satisfeito em nossos desejos e vontades, nos leva a uma vida cada vez mais preocupada com essa “satisfação própria” do que para aquilo que realmente é importante. E assim acabamos colocando todo nosso interesse e energia naquilo que é nosso, e não no que é de Cristo.

E buscar a vontade de Cristo, precisa ser seu maior objetivo. E qual é à vontade de Cristo? Neste instante veremos alguns pontos que mostram qual é essa vontade com a qual devemos tê-la como objetivo.


 
Em primeiro lugar, à vontade de Cristo é: 
Que tenhamos uma vida de paz.
 
Aqui abordaremos alguns pontos para essa vida de paz. Primeiramente “Servindo uns aos outros”. Em (1Pe 4:10) nos diz que: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” Aqui podemos ver que Pedro enfatiza que pela “multiforme graça de Deus”, ou seja, por sua maneira de agir de várias formas, nós que recebemos os dons divinos, devemos usar esses dons em favor não somente nosso, mas sermos “despenseiros” deles como também servindo aos outros em favor de uma vida cada vez melhor em nossa família, comunidade e igreja. Não sendo mesquinhos e egoístas, mas sim, administradores daquilo que o Senhor por sua graça nos tem concedido e que através desse favor dado a nós, possamos também servir e assim, contribuir para uma vida de paz.

Outro ponto importante para que tenhamos uma vida de paz é vivermos “Unidos uns aos outros.” Vemos em (Rm 12:10) Paulo nos dizendo para que: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Paulo ao dizer essas palavras, chama a nossa atenção para que venhamos a vivermos em união. Através de uma vida cordial onde cada um de nós precisamos ter e principalmente demonstrar essa cordialidade para com os outros. Não somente com palavras mas com demonstração de amor fraternal, buscando sempre honrar um ao outro para que assim nossa união seja plena e de louvável aceitação não só para com os homens mas principalmente para com Deus e que agindo assim estamos demonstrando quão grande amor temos recebido do Senhor, e dessa maneira, podemos ter uma vida de paz.

O terceiro ponto para termos uma vida de paz é: “Amando uns aos outros.” Com certeza esse seja o ponto mais importante e talvez o mais “difícil” mas sem dúvida é essencial. Como vimos em (Rm 12:10), lemos em (Jo 13:34) as palavras de Jesus que diz: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” Jesus nos chama para uma vida de “Amor mútuo”, e como exemplo desse amor ele usa o seu amor para conosco, esse amor que o levou a se sacrificar em nosso favor, a abrir mão daquilo que “era” para se transformar naquilo que “éramos” sem que nós merecêssemos, esse amor incondicional do Senhor para com cada um de nós foi o que Jesus usou como exemplo para que assim como ele nos amou, nós, também, amassemos uns aos outros e assim poderemos ter uma vida de paz.

Esses pontos nos mostram que essa busca não é uma busca “cega” ou uma busca “incerta” e muito menos uma busca “impossível”, tendo sempre nossos olhos e convicções em nosso Senhor Jesus podemos através de seu Santo Espírito e de Sua Graça Misericordiosa alcançar essa vida de paz.

Alem de Jesus nos ensinar e nos mostrar o quanto é importante buscarmos essa vida de paz, também podemos ver um outro ponto de grande importância para que passamos viver essa busca objetiva por aquilo que é de Cristo e também precisa ser nosso desejo.


 
Em segundo lugar, à vontade de Cristo é:
Que busquemos o Reino de Deus.
 
Como demonstração de quão importante é essa busca que precisamos fazer, quero ressaltar alguns pontos para que possamos entender melhor essa busca pelo reino de Deus. Em primeiro lugar precisamos viver e buscar o reino de Deus “De todo nosso coração.” Em (Mt 5:8) diz: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” nesse verso analisamos as palavras de Jesus a respeito dessa “limpeza” ou “pureza” de coração que se faz necessário para todos através de uma obra purificadora do Espírito Santo em nossa vida e para que em cada dia e a cada instante nós possamos estar ligados com o Senhor e com o Reino de Deus, não só com a nossa mente, mas também verdadeiramente de todo nosso coração. Esse desejo de busca pelo reino é também um dos pontos mais importante para com uma vida verdadeiramente cristã que busca o Reino de Deus.

Outro ponto que nos ajuda nessa busca pelo Reino de Deus é buscarmos “Com todas as nossas forças.” A partir de uma busca constante, mesmo que diante de algumas dificuldades, precisamos usar também nossas forças e energias na busca de uma vida integra e digna de membro do corpo de Cristo. Em (Ef 6:10) Paulo vem nos instruir que: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Ele nos fala que apesar das dificuldades, incapacidades, e limitações que temos, podemos usar de uma força divina dada a nós por meio da Graça do Senhor para que possamos caminhar e vivermos uma vida onde a busca pelo reino de Deus seja aquilo em que nós devemos usar mais nossas forças, tanto para servirmos ao Senhor em sua obra, como para servirmos ao nosso irmão em suas necessidades e na constante busca pelo Reino de Deus.

E o terceiro ponto nessa busca pelo Reino de Deus e aquilo que é de Cristo é que seja feita “Como sendo o mais importante da vida.” Ou seja, tendo sempre como aquilo que é, e que sempre será o nosso maior desejo e nosso objetivo de vida. Mesmo ainda vivendo uma vida cheia de “necessidades” e “responsabilidades” neste mundo, temos que ter a total convicção de que o mais importante não é a vida plena de “coisas” e a busca desenfreada por objetivos e conquistas pessoais, (elas são importantes mas não primordiais) mas buscarmos ter o Reino de Deus como nosso maior objetivo de vida. Em (Mt 6:33) Jesus diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Aqui Jesus nos mostra e nos ensina que nossa maior busca não deve ser as “conquistas pessoais” mas sim o Reino de Deus e que assim sendo, todas as nossas necessidades, desejos, sonhos e vontades serão garantidas e acrescentadas a nós por meio da vontade e misericórdia de Deus.

De coração, fortalecidos e focados, agindo sempre com a orientação do Espírito Santo, esses são alguns pontos que nos mostraram a importância de nossa busca diária pelo reino de Deus e que isso é também à vontade de Cristo para nossa vida.



Em terceiro e último lugar, à vontade de Cristo é:
Que Creiamos no seu poder Salvador.
 
Como vimos nos pontos anteriores, à vontade de Cristo é que “tenhamos uma vida de paz” e que “busquemos o Reino de Deus”, mas nesse terceiro e último ponto sobre aquilo que temos buscado e aquilo que Cristo nos ensina e deseja que busquemos como sendo mais importante, Crer, com certeza, é o que nos move a vivermos uma vida “diferente” e sempre buscarmos essa vida verdadeira com Cristo de quem aprendemos a Crer. O primeiro ponto que podemos aprender é visto como “Através de seu sacrifício.” Em (Hb 10:12) diz: “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.” Nesse texto o autor nos relata esse sacrifício feito por Cristo pelos pecados e que por meio dele, os pecados que antes eram a causa da condenação do homem agora por meio de sua Graça e Amor já não seriam mais, e que através desse sacrifício ele está assentado a destra de Deus como o único que venceu o pecado para a salvação dos homens.

Também é importante salientar outro ponto que é Crer nesse sacrifício pois ele é “Suficiente para nos salvar.” Podemos e devemos crer suficientemente e acreditarmos com plena e total convicção que seu sacrifício foi e sempre será suficiente para a salvação do homem. Em (At 4:12) diz: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” E esse nome é o nome de Jesus em quem devemos Crer e seguir seus ensinamentos, sempre tendo em nosso coração a certeza de que: a vida não é vida, se não for vivida para servir ao Senhor. Certeza plena e máxima convicção de que somente por meio de Cristo e mais ninguém é que o homem alcançará a Salvação.

E como alcançar essa salvação? Para finalizar neste nosso terceiro e último ponto podemos lhe dizer que essa Salvação está “Disponível aos que crêem.” Crer, se faz necessário para que possamos alcançar de Cristo a sua salvação. Em (Rm 10:9) Paulo diz: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Crer e confessar, esses são requisitos necessários para que a salvação de Cristo chegue aos que são alcançados por sua Graça. Dia após dia é uma oportunidade nova para que vivamos o prossigamos a viver essa prática de Crermos que Jesus Cristo é o Salvador e que nossa confissão de seu poder Salvador alcança os Céus e nos dá a certeza de que temos sobre nós sua Graça Salvadora para que creiamos no seu poder Salvador.

Para muitos, pode parecer algo difícil ou até impossível de ser feito, mas, como uma garantia para a nossa confiança de que a Salvação em Cristo é real, verdadeira e possível, podemos ver e acreditar através das próprias palavras de Jesus em (Mc 10:27) “Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Busquemos o que é de Cristo e não nosso.



CONCLUSÃO


“Por que todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.” É um relato ou um “aviso” de Paulo a quase dois mil anos atrás, mas que muitos de nós hoje precisamos estar bastante atentos para ele, pois vivemos em um mundo onde a cada dia somos mais cobrados e essa cobrança gera em nós uma expectativa de respostas e que através dessa ansiedade diária invertem-se os papéis daquilo que é, ou são, as coisas mais importantes na vida cristã.

Não que venhamos a ser “insensatos” e abrirmos mão de uma vida social, familiar e fraternal, mas que possamos sempre estar pensando e revendo aonde estão ou para onde estão indo nossos princípios de vida, se estão em nosso “eu” ou se estão em Nosso Senhor Jesus que é o único capaz de conceder a Salvação de nossas vidas.

Buscar uma vida de paz, Buscar o reino de Deus, e Crermos nessa salvação são o que todos nós precisamos ter como resoluções de vida com Deus e que através da manifestação da Graça concedida a nós, teremos a total e plena certeza de que a Salvação em Cristo é, sempre será, nossa maior expectativa de vida. Busquemos com constância e dedicação. E que o que é de Cristo, seja nosso maior objetivo. 
 
 
"Esta reflexão fez parte de um artigo meu escrito para minha cadeira de homilética no seminário, e é a primeira de outras que virão."

E enquanto você reflete sobre isso, continuo crendo e pensando, pois isso é o que faz crescer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário