sexta-feira, 8 de abril de 2011

O dia seguinte



No dia seguinte a toda essa catástrofe, é dia de enterrar os mortos e de manifestar um último adeus. Dia em que pais, mães, irmãos, outros parentes e amigos, ainda não aceitando, não se conformando, precisam buscar conforto e tentar voltar a viver suas vidas, certamente que jamais apagarão da memória tal acontecimento. Dia em que para muitos, o simples ato de viver parece não ter mais sentido ou motivo, dia em que com corações doloridos, olhos que já não tem mais lágrimas, mente que só vaga e viaja a procura de uma razão, um motivo, e nada encontra, encontramos corpos que estão exaustos de cansaço e sem forças para continuar. Possivelmente seja assim, que muitos estejam vivendo e se sentido neste exato momento em que escrevo esse texto, e aqui, comigo, fica apenas minha suposição de tudo o que essas pessoas estão sentindo, suposição pelo fato de que pode ser muito mais intenso e doloroso do que possa imaginar, e enquanto isso, tento imaginar e fazer desse pensamento e sentimento, algo a ser utilizado em mim e ao meu redor, para fazer do ambiente em que vivo, um ambiente melhor para ser vivido.

Todavia, como disse um sábio senhor a muito tempo atraz "É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!" e continuou "O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria." (Livro de Eclesiastes cap. 7 ver 2 e 4) Palavras que talvez não sejam confortantes para os corações daqueles que nesse momento estão do lado de dentro dos fatos, mas que certamente servem de grande alerta e reflexão para todos nós, que estamos do lado de fora. Mesmo nos sentindo tristes e abalados com tal acontecimento, ainda assim à muitos de nós foi dado uma chance, uma oportunidade de fazermos algo diferente do que temos feito. Não que tivessemos uma chance que não foi dada a cada uma dessas familias, ou que cada uma dessas familias tivessem perdido suas chances de fazerem algo diferente, mas que na caminhada da vida, todos passaremos por ganhos e perdas, certamente uns mais que outros, mas todos passarão.

E o que fica para todos nós e para aqueles que vivenciaram as cenas, depois que toda a sensação frenética de desespero e adrenalina a mil pelo momento vivido, são os questionamentos que gostariamos de decrever como motivos que levaram ao ocorrido. Motivos que serviriam até como um "consolo" a toda a tristeza e angústia sentida por todos, consolo para satisfazer nossa alma humana que não admite a idéia de algo acontecer por  acontecer, sem nenhuma explicação concreta, motivos que serviriam de testemunho para não parecer que vidas foram tiradas a troco de nada.

Talvez este seja um caso daqueles que existam vários motivos, vários fatores, várias circunstancias, mas que nenhuma delas satisfará e preencherá o vazio que ficou em nós,  como seres humanos, e principalmente nos envolvidos. Porém, mesmo sem motivos concretos, mesmo sem explicações racionais, mesmo sem certeza alguma, uma coisa é certa, todos nós, querendo ou não, contribuimos um pouquinho todos os dias, achando você ou não, para que a angustia, a dor, o desespero, a mágoa, as crises existenciais, as deficiencias de todas as espécies, a diferença de credo, de pensamento, de certezas, sejam transformadas em uma frágio e provável reação perversa daqueles que a sofrem, simplemente pelo fato de desconsiderá-la ou ignorá-la, como se ela nunca estivesse lá, e nada fazemos para tentar mudar isso.

Por fim, deixo aqui minha comoção e sentimento de solidariedade por todas as familias que perderam pessoas tão importantes para cada uma delas, contudo deixo também registrado que nada, por mais terrivel, cruel, doloroso e mal aos nosso olhos, acontece proveniente do NADA e para NADA, tudo tem um propósito! Se não fosse assim, um inocente não teria sido cruscificado como culpado no lugar dos verdadeiros culpados, e Cristo o foi! Foi justo?  aos olhos naturais certamente que não! Mas era necessário para um propósito divino e eterno.

E enquanto você reflete sobre isso, sentido, eu continuo crendo e pensando, pois isso é o que faz crescer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário