quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pentecostal? Não, Obrigado!



Que me perdoem os mais “espirituais”, mas uma coisa tem me aborrecido profundamente com relação aos cristãos ultimamente, principalmente os “DO FOGO!” Sei que a doutrina dos pentecostais é baseada em entendimentos meio que “divergentes” de uma doutrina bíblica ortodoxa, sei que a busca por conhecimento e um entendimento sadio das Escrituras Sagradas por grande parte dos pentecostais não é algo tão zelado por essa “vertente” cristã, sei que muitos preferem buscar uma “espiritualidade modelo” a um comprometimento com um estudo minucioso e aprofundado das Escrituras, sei que grande parte dessa “vertente” de cristãos estão sempre mais preocupados com sua aceitação em seu próprio meio, a serem fieis e praticantes de uma teologia biblicista e sem manifestações exacerbadas nomeadas de “espirituais”.

Não é um incomodo com as pessoas em si que seguem essa “vertente”, visto que por mais de 18 anos fiz parte dela, mas é um incomodo (e grande) com a exagerada forma de pregação de um evangelho que mais parece um “manual de escravidão espiritual” do que uma palavra de libertação deixada e ensinada por meio de Cristo. Uma mensagem que é apresentada nos púlpitos, nas reuniões, nos encontros, onde quer que seja exposta, cheia de persuasão e exigências um tanto que inumanas, visto que tem uma apelação a um sacrifício quase que existencial do ser, quase algo do tipo “auto penitência”.

É revoltante e ao mesmo tempo triste, ver que a mensagem do Evangelho vem sendo “assassinada” por uma teologia miserável em amor fraternal, e despida de conhecimento bíblico e mover do Espírito de Deus, mas que se vê como a “Chave Mestre” do entendimento e da compreensão de toda a revelação de Deus nas Escrituras.

Pessoas que são mestres aos seus próprios olhos devastam as igrejas e os grupos de cristãos com uma mensagem que pôe Deus como objeto e o homem como seu manipulador. Enchem nossos ouvidos dos mais ávidos absurdos em nome de uma falsa e hipócrita religiosidade que chamam de “santidade” ou “espiritualidade”.

Contudo creio que ainda existem muitos que não se renderam ou se venderam a essa mensagem “porca” (perdoem o termo) que tem sido jogada ao ventilador e se espalhado impregnando a consciência, já confusa, de muitos cristãos, ignorando completamente textos bíblicos como “Hb 10:10. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação (sacrifício) do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” e assim querem a qualquer preço e qualquer custo, serem vistos como merecedores e donos de uma santidade ao meu ver mais escrava do que santa, conseguida de forma enganosa por meio de méritos próprios e assim rejeitando a verdadeira obra de santificação que acontece por meio de Cristo. “Hb 10:14. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”

Perdoem-me por algumas de minhas palavras, mas ferve dentro do meu peito um sentimento de revolta e indignação por ver que muitos desses “fariseus” vêm fazendo cada vez mais os que foram livres pela obra de Cristo em novos escravos de sua religião hipócrita, transformando a mensagem que Salva da condenação eterna em uma mensagem que escraviza a vida dos que a seguem. Esse não é o Evangelho! Essa não foi à mensagem que Cristo pregou! Essa não é a maneira que os apóstolos de Jesus e seus sucessores deixaram de ensino e caminho a ser seguido! Esse não é o Evangelho de Cristo; Sabe por quê? “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11:30
 
É uma pena que ser pentecostal em nosso mundo contemporaneo é muito mais um sinônimo de "escravidão religiosa" a uma verdadeira Liberdade em Cristo! Pentecostal, eu? Não, Obrigado!
 
E enquanto você reflete sobre isso, me perdoe pela franqueza, mas continuo crendo e pensando pois isso é o que faz crescer...

Um comentário: